terça-feira, 2 de abril de 2024

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

Forma

Muitas pessoas por ai no mundo fazem vários e vários videos, postagens entre outros, com informações falsas que buscam inserir crenças na sociedade sem qualquer base científica. Por causa disso conceitos consolidados ao longo de vários anos com a ajuda de várias pessoas como a esfericidade (blog) da Terra  começam a ser questionados.

Um dos conseelho mais conhecidos entre a comunidade científica é: se há algo importante a ser dito, que seja dito logo. Então seguindo o conselho já adianto que a terra é redonda.


titulo as evidencias empíricas:

Para você que não sabe, o empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adiquirido apartir de experiencias sensoriais.Algo sensorial significa que podemos ver, tocar, ouvir, cheirar e degustar.


A primeira evidencia de que a Terra é esférica foi o livro "De Caelo" que significa sobre o céu, esse livro foi escrito por aristóteles.
Antigamente achavam que os únicos elementos existentes eram: água, fogo, ar e terra . Para ele a água ficava no centro da Terra, que ele achava que era o centro do universo o fogo e o ar subiam, e a terra descia, formando uma esfera perfeita. Essa ideia de Terra esférica surge como um ideal de perfeição racional, sem comprovação experimental.

titulo: provas de que a terra é esférica:

1) eclípsses lunares

Na época de aristóteles já era aceito que a lua refletia a luz do sol, ou seja, ela não tem luz própria. Um fato também evidente a olho nu é que a sombra da Terra projetada na superfície da lua em eclipses lunares totais, apresentam o formato de um arco circular.Como sabemos que a sombra de algo é essa mesma coisa ex. a sombra de um cone é um cone, podemos saber que a forma da Terra é redonda e não plana pelo fato de sua sombra projetada no eclípse.




2) Estrelas e constelações visíveis em cada hemisfério:
 
O fato de navegantes observarem um movimento das estrelas fixas à medida que se deslocavam para o norte ou sul 
indica que a superfície da Terra deve ser curva,(blog segundo cientista) além disso, há constelações que são visíveis no hemisfério sul e não no hemisfério norte, o reverso também acontece.



3) Navios se aproximando ou se afastando do porto:

Por causa da curvatura da Terra, quando um navio se aproxima do porto, a primeira parte a aparecer é a bandeira (por ser mais alta) e quando se afasta a bandeira é a última a sumir.

4) Aviões no horizonte:

Um avião surge em pé no horizonte, parecendo um foguete e some caindo do lado oposto, e só é visto de frente quando estamos próximos a ele comummente quando está prestes a decolar ou chegando de um voo.



5) O experimento de Eratósthenes 276 a.C 194 a.C

Foi um importante geógrafo, matemático, astrônomo e filósofo pré-socrático. É um considerado o pai da Geografia na Antiguidade, em função dos importantes estudos sobre as medições da Terra que realizou. Foi um dos principais cientistas e pensadores da Grécia Antiga.



Ele sabia que ao meio dia no solstício de verão na cidade de Syene o sol estava exatamente no zênite o que chamamos de sol a pino. Já na cidade de Alexandria (cidade distante de Syene) nessa mesma data e horário uma estaca projetará uma sombra. Então ele mediu a distancia entre Alexandria e syene, cravou uma estaca vertical, esperou o mesmo dia e horário que o sol estava lá, mediu o tamanho da sombra e fazendo alguns calculos conseguiu descobrir que a Terra tem aproximadamente 40.000 km.


Movimentos da Terra

Rotação:

Esse é o movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo,(parecendo um peão rodando). Para ela completar uma volta completa, demora APROXIMADAMENTE 24 horas. A principal consequencia desse movimento da Terra é a alternancia entre dias e noites, de dia o sol estará iluminando uma parte e de noite iluminando outra. Se não existisse essa alternancia, um lado
da Terra ficaria super quente (inabitável) e o outro ficaria super frio (inabitável).



Translação:


Movimento que a Terra gira em torno do sol. Esse movimento tem a duração de aproximadamente 365 dias e 6 horas. A principal consequencia desse movimento são as estacões do ano. Como o planeta é um pouco inclinado,no verão as noites tem menos duração, já no inverno ela tem mais duração, e na primavera e outono tanto o dia tanto a noite tem a mesma duração.



Movimento de Nutação:


Esse movimento acontece por causa de uma vibração do eixo polar. Com isso os circulos feitos pela Terra durante o movimento de Precessão dos equinócios sejam imperfeitos e irregulares. Ou seja, o eixo da Terra se inclina um pouco mais um pouco menos em relação a circunferencia que faz durante a precessão. Dura um pouco mais de 18,5 anos. A variação é no máximo 700m em relação a posição inicial.


Precessão dos equinócios:


Movimento de Terra em volta do eixo de sua órbita devido a inclinação de seu eixo. Movimento que o polo norte faz em relação ao ponto central da elipse da Terra no movimento de translação (parecendo o giro de um peão desequilibrado. Leva aproximadamente 25.780 anos para completar um ciclo, não é mais preciso pois é influenciado pelo movimento das placas tectônicas. Esse movvimento ocorre principlamente devido a força gravitacional que o sol consegue exercer sobre o planeta Terra.



Estrutura


O que podemos fazer para saber o que tem no interior da Terra?


1) Cavar um buraco:


Cavando um buraco e fazendo sondas, conseguimos descobrir exatamente a  composição de o que tem na parte escavada.Parece que só com isso já da para decobrir tudo, mas não, pois o maior buraco já escavado no mundo atingiu 12,2km de profundidade, e só a crosta tem em média 40km.


2) Estudar vibrações de terremotos:


Estudando essas vibrações conseguimos perceber diferencas nas ondas sonoras e em suas frequências.



3) Estudar rochas antigas:


Estudando essas rochas, conseguimos saber sua composição, sua idade, entre outras coisas. Existem rochas que tem milhões de anos aqui mesmo no Rio Grande do Sul. Estudando elas conseguimos aumentar muito nosso conhecimento sobre o que tem na Terra.


Pedras do RS


4) Lava:


Estudando a composição química da lava, conseguimos descobrir bastante sobre a composição química do Manto, pois a lava ela vem do Manto.


5) Minas:


Observando as minas é outra forma de saber o que tem na Terra, mas o problema delas é o mesmo de cavar um buraco, que elas vão somente até 4km.



6) Erosão:


A erosão provoca rachaduras no solo, fazendo com que seja possível visualizar o que tem na parte da rachadura. Mas não se engane, erosão é um problema de conservação do solo, ou seja não é algo bom.

7) Poços de petróleo:

Poço de petróleo é o termo usado para qualquer perfuração na superfície terrestre utilizada para produzir petróleo e/ou gás natural. Usualmente, algum gás natural é produzido juntamente com o óleo, além de água. Um poço que seja projetado e executado para produzir principal ou somente gás deve ser denominado poço de gás.

E nessas perfurações conseguimos extrair os recursos de dentro da Terra e ver a composição do que tem lá (até 7km de profundidade).



8) Meteoritos:


Os meteoritos são compostos 98% de níquel e ferro, que é a composição do núcleo interno. Mas essa é a forma menos confiável de saber o que tem dentro da Terra.



Para dizer o que tem na terra, foram criados dois modelos o modelo geofisico e o geoquímico.
titulo Modelo geofísico:

Esse modelo para representar a Terra, baseia-se nas profundidades físicas do planeta. Segundo esse modelo o planeta é constituido por seis camadas:

1) Litosfera:

Essa é a camada externa da Terra. Ela ocupa toda a crosta e a parte superficial do manto. Tem a espessura de 100km ,é formado por rochas sólidas e está dividida em placas litosféricas.

2)Atenosfera:

Situa-se abaixo da litosfera entre 100 e 300km. Apresenta comportamento plástico (é deformável) e está parcialmente fundida. Ela está localizada no manto e ela permite o movimento das placas litosféricas.

3) Zona de transição:

se localiza abaixo da atenosfera e apresenta um comportamento rigido.

4) Mesosfera: está abaixo da zona de transição e vai de 700 até 2.900 km. O seu material rochoso, está no estado sólido.

5) Endosfera externa:

situa-se abaixo da mesosfera e vai de 2.900 até 5.150 km o material que contitue essa camada apresenta-se no estado líquido.

6) Endosfera interna:

Situa-se abaixo da endosfera externa sendo a região mais interna e mais quente do planeta. Ela é composta por níquel e ferro (ni fe) que estão no estado sólido.

titulo modelo geoquímico

Esse modelo usa como base a composição química dos  materiais, e considera que o nosso planeta Terra possui 3 camadas

1) Crosta:

    Camada externa e superficial da Terra. Ela é constituida por rochas. Com base em suas diferenças ela pode ser dividida em crosta continental e crosta oceânica. Ela vai até 70 km.

2) Manto:

    Camada que está abaixo da crosta e vai até 2.900 km. é constituido por rochas que contém muito ferro e magnésio. Com base nas diferenças de rochas pode ser dividido em Manto superior (700 km) e Manto inferior.

3) Núcleo:

Camada abaixo do manto. É a mais profunda e também a mais quente. Ela vai até o centro da Terra (6371 km). É constituido por ferro e níquel, podendo ser dividido em núcleo externo e núclo interno.

Além dessas camadas também pode ser incluidas a atmosfera (ar) a hidrosfera  (água) e a biosfera (vida) isso além da litosfera.

Destaques

O que é ciência?

A ciência é uma construção humana coletiva , colaborativa e cooperativa , por exemplo: Einstein , que descobriu a teoria da relatividade h...