sexta-feira, 5 de abril de 2024

Fósseis

Os fósseis são restos ou vestígios de animais que estão em rochas sedimentares. Ex: (ossos, dentes, escamas entre outros). A ciência que estuda os fósseis é a paleontologia.

fossilização é um processo que varia de acordo com o tipo de material fossilizado, as características do sedimento ao qual é incorporado e de acordo com o tipo de ambiente em que ocorre.

Titulo: tipos de fossialização:

1) incrustação:

Acontece quando os minerais carregados pela água precipitam-se sobre os restos orgânicos formando uma cobertura mineral que favorece a sua preservação. Esse processo é comum em ossos e colchas de cavernas onde a água é rica em minerais.


2) Permineralização:

As partes duras de um organismo tem seus poros e cavidades preenchidos por sedimentos e substancias minerais como a sílica e o carbonato de cálcio. Os peixes fósseis da Chapada do Araipe foram formados desse jeito.



3) Substituição:

Esse é o processo em que a constituição mineralógica de estrutura como colchas, ossos, e dentes modifica-se através  da dissolução do mineral original junto com a substituição concomitante por outro mineral.

4) Recristalização:

Esse processo acontece quando ocorre o rearanto da estrutura cristalina de minerais instáveis de partes duras de um organismo que se modificam para formas mais estáveis dando origem a outros minerais mantendo a mesma composição química. Um exemplo é: argonita (colchas de moluscos) para calcita.


5) Carbonificação ou incarbonificação: acontece quando há a eliminação de elementos voláteis da matéria orgânica como hidrogêneo e oxigênio, preservando o carbono original. Ocorre em restos que não foram 100% decomposcos.

6) Concreção:

Durante esse processo de decomposição dos organismos são liberados compostos que desencadeiam reações que fazem de substâncias que cobrem os restos orgânicos em nódulos. Um exemplo de lugar que se pode encontrar eles é a Bacia do Arapé, os peixes de lá liberaram amônia que facilitava a formação de carbonato de cálcio ao redor dos seus restos, preservando sua forma original dentro de vários nódulos.


O processo de fossilização é o conjunto de reações químicas que fazem com que o resto de um animal possa ser conservado. Embora esses mecanismos sejam tão variados quanto os tipos de fósseis existentes, em geral podemos resumir a fossilização da seguinte forma: 

1) O ser vivo morre.

2) Partes moles e tenras do ser vivo se decompõem

3) O esqueleto do animal é soterrado

4) Ele fica enterrado enquando a rocha vai se formando camada por camada.

5) Ele se mineraliza.

6) O intemperismo e escavações humanas trazem o fóssil de volta para a superfície para que ele possa ser estuda e analisado na paleontologia.



A importância dos fósseis


Conhecer e estudar os fósseis é muito importante, pois estudando-os  conseguimos descobrir um monte de informações sobre o passado. Darei destaque os quatro principais fatores que conseguimos aprender estudando os fósseis:

1) Estudando os fósseis podemos ver uma diversidade de animais plantas que até já foram extintos a milhões de anos em fórma de fóssil. Conhecendo essas espécies aumentamos muito os nossos conhecimentos. Um exemplo de éspécie que já foi exteinta a milhares de anos e só conhecemos por causa dos fósseis são os famosos dinossauros, eles renderam vários filmes estudos e um grande aumento no conhecimento científico.


2) Estudando os fósseis conseguimos ver quem vem de quem a origem do mundo desde a primeira célula passando pelos dinossauros até os seres humanos atuais. Para descobrir isso criaram a teoria da evolução, que mesmo não sendo aceita por muitas pessoas é a mais aceita atualmente.
"A teoria da evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo, contrapondo, desse modo, a ideia do fixismo, o qual afirma que as espécies surgiram no planeta tal como são nos dias atuais. Quando falamos em teoria da evolução, geralmente nos referimos à teoria proposta por Charles Darwin, entretanto outras teorias evolucionistas existem, tais como o Lamarckismo e o Neodarwinismo, que é atualmente a teoria da evolução mais aceita."



3) Estudando os fósseis podemos comparar a evolução de dois ramao diferentes da humanidade.

4) Estudando os fóssis podemos conhecer melhor a história do nosso planeta incluindo o clima, a geografia e a geologia só estuando eles.

Tipos de fósseis:

Somatofósseis:

Esses são os fósseis que são as partes do corpo do ser , pode ser um dente, um osso, uma carapaça e partes duras em geral. Eles se formam com a morte e soterramento do ser vivo.


Icnofósseis:


Esses são os fósseis que não são uma parte de um ser, e sim um vestígio que o ser vivo deixou: pode ser uma pegada, pode ser algo arranhado, roido, pode ser um ninho e até um buraco de minhocas. Eles se formam, quando esse vestígio consegue ser preservado e soterrado, um exemplo, é quando um animal mata o outro e arranha seu osso, esse animal morto é fossilizado junto com o arranhão.

Datação das rochas:

    Datar as rochas é muito importante, pois datando as rochas, conseguimos saber quando se formaram os fósseis que estão nela. Para datar as rochas existem dois métodos:

1 datação radiométrica:

As moléculas em sua maioria são normais, porrém existem misturadas com as normais e em pequenas quantidades moléculas radioativas. Quando para de ser enseridas novas moléculas radioativas, elas decaiem e ficam normais. Se for carbono demora de 50 a 60 milhões de anos para perder metade do carbono radioativo e assim por diante. Podendo datar fósseis recentes.ja´o potásio demora muito mais tempo, datando rochas mais antigas.

2 fóssil indice:

    Para esse método ser possível, é necessário duas coisas: que ele viva pouco tempo, e que ele esteja em vários continentes. Ele acontece pelo fato de que se um fóssil estiver sido encontrado no cambriano, ele é do cambriano.

Destaques

O que é ciência?

A ciência é uma construção humana coletiva , colaborativa e cooperativa , por exemplo: Einstein , que descobriu a teoria da relatividade h...