sexta-feira, 5 de abril de 2024

Rochas e Minerais

Minerais

Os minerais são substâncias químicas inôrganicas, naturais homegenea, sólida podendo ser cristalinas ou amorfas, com composição química definida com arranjo atômico ordenado. Eles podem ser feitos aqui na Terra ou chegar a partir de meteoritos e/ou corpos extraterrestres. 

Homogeneo é que não pode ser dividido fisicamente em componentes químicos mais simplificados.

Arranjo atômico ordenado significa que tem uma estrutura cristalina.

O mineral essencial caracteriza o tipo da rocha. Já os minerais acessórios que aparecem em pequenas quantidades afetam a variedade da rocha, e os minerais secundários são os minerais que aparecem na rocha após sua formação.


Rochas

As rochas são substâncias sólidas, que são naturais, além de serem formadas por um ou mais minerais. As rochas formadas por um mineral são chamadas de monominerálicas, um exemplo é o quartzo. Essas rochas podem ser classificadas em três tipos:



1) Rochas Magmáticas:

Essas rochas também podem ser chamadas de rochas ígneas. Elas constituem aproximadamente 65% do planeta terra. Elas são as rochas mais antigas, não tem fósseis e também são as mais resistentes. A maiora delas tem mais de um mineral sendo que seu depósito de minerais está em formato de manchas, além de geralmente não reagirem a ácidos. Essas rochas apresentam grãos ( cristais) irregulares ou geométricos.
    Essas rochas se formam apartir do resfriamento do magma podendo ser classificadas de duas formas:

Intrusivas:
Também chamadas de rochas pultônicas, esse tipo tem um resfriamento lento, dentro da crosta, dando tempo para formação de grandes cristais. Alguns exemplos desse tipo de rocha são: diorito, turmalina, grabo e granito.


Extrusivas:

Essas rochas também podem ser chamadas de rochas vulcânicas elas possuem um refriamento rápido, por se formarem na superfície impossibilitando a formação de cristais. Alguns exemplos dessas rochas são: o basalto e a obsidiana.

Rochas sedimentares


Essas rochas são porosas e tem camadas/lâminas. Essas rocha são menos resistentes e também mais recentes, além de ser menos frequente. Essas rochas formam aquíferos e tem fósseis. Essas rochas são formadas por fragmentos de outras rochas que vão para o mar e se agrupam. Alguns exemplos de rochas sedimentares são: arenito, argila, calcário entre outros.


Intemperismo:

O intemperismo é um processo natural que é caracterizado por desgastar as rochas. Ele pode ser dividido em físico, químico ou biológico dependendo de que fator está atuando.

Físico:

- Chuva
- Vento
- Gelo

Químico:

- Ácidos

Biológico:

- Seres vivos


Rochas metamórficas:


Esse tipo de rocha é achatado e duro. Eles apresentam grãos (cristais). Elas tem uma distribuição homogênea (clara ou escura). Esse tipo constitui 27,4% da crosta terrestre. Alguns exemplos de rochas metamórficas são o mármore e a ardósia.


Essas rochas eram magmaticas ou sedimentares, que sofreram o processo de metamorfismo.Esse processo tem 4 fatores para transformar uma rocha em outra:

- Tempo
- Pressão
- Fluidos
- Temperatura

 




 

Destaques

O que é ciência?

A ciência é uma construção humana coletiva , colaborativa e cooperativa , por exemplo: Einstein , que descobriu a teoria da relatividade h...