domingo, 7 de abril de 2024

Hidrosfera

Como já vimos, o planeta é estruturado em camadas. A maior parte da litosfera (71%) A camada sólida e mais superficial do planeta é coberta por água.




2,2% da água está no estado sólido, em formas de grandes massas de gelo. Essa água contém poucos sais minerais, sendo uma água doce. Ela pode ser encontrada em geleiras, polos, cume das montanhas e nos permafrosts.


0,6% da água do planeta está embaixo da camada superficial da terra,elas podem ser achadas em aquíferos e em lençóis freáticos. Essa água é líquida e doce, porém de díficil acesso e fácil contaminação.



E para finalizar os últimos 0,1% de água na terra são compostos por água totalmente acessível, geralmente em rios e em lagos estam essa água. Ela está no estado líquido, é uma água doce, tem fácil acesso e serve para beber, tomar banho, cozinhar entre outras tarefas. Por ser uma porcentagem tão pequena de água acessível devemos economizar e guardar a água com cuidado.

Essa camada de água é chamada de hidrosfera, que fazendo uma tradução fica hidro= água sfera=mesfera, circulo.

97% da totalidade de água do planeta é salgada, ou seja, contém muitos sais minerais, entre os quais o mais comum é o cloreto de sódio, o conhecido sal de cozinha. Essa parte da água está localizada nos mares, oceanos e outros lugares. Mas porque a água dos mares e oceanos é salgadas?

À medida que os rios percorrem os continentes, eles carregam sais que se soltam das rochas. Esses sais se dissolvem na água e acabam sendo lançados ao mar. Ao longo de milhões de anos, esse processo tornou o mar cada vez mais salgado. Essa água não é apropriada para o consumo humano não servindo para beber, cozinhar...

0,1% da água do nosso planeta está no estado gasoso em forma de vapor na atmosfera, o que torna essa água inacessível para o consumo. Para descobrir a presença dessa água é só fazer um rápido experimento, fique frente a frente com o vidro de sua janela e solte bafo. Você verá que a água se transformara do estado gasoso para o estado líquido.



Fórmula da água


Uma mólécula de água é formada por duas moléculas de hidrogêneo e duas moléculas de oxigêneo, assim sua composição sendo H²O. O hidrogêneo constitui de 98 a 99% do universo. A sua fórmula plana é H-O-H, essas moléculas são ligadas da seguinte forma para formar uma molécula de água.


Essa ligação é chamada de ligação covalente que na origem da palavra significa "valor igual". Essa ligação acontece dentro das moléculas sendo tão forte que apenas fortes raios podem separar essa ligação. Isso acontece pois o O é negativo e o H é positivo, Tendo a distancia de 0,0965mn.
Além dessa ligação tem outra ligação chamada de "intermolecular ou de ligação de hidrogêneo" Essa ligação acontece entre as moléculas sendo menos resistente, porém é essa liggação que mantém a água no estado líquido, tendo a distancia de 0,177mn.


A tensão superficial é uma camada invisível que se situa na superfície dos oceanos rios e mares fazendo com que alguns animais consigam flutuar sobre ela.



Ela ocorre pois as moléculas de oxigêneo superiores não tem nenhuma molécula de hidrogêneo acima dela para se ligar.





Atomo de hidrogênio e oxigênio

hidrogênio é o elemento químico de símbolo H e número atômico 1 da tabela periódica. Trata-se do elemento mais simples conhecido, cujo átomo é formado apenas por um próton e nenhum nêutron.
O elemento oxigênio possui número atômico igual a 8, havendo 8 prótons e 8 nêutrons no interior do seu núcleo, bem como 8 elétrons em seus níveis eletrônicos.

Estados da água

Sólido:

Nesse estado as moléculas estão muito próximas.


Líquido:

Nesse estado as moléculas estão um pouco mais afastadas.


Gasoso:

Estado em que as moléculas estão muito afastadas.


Curiosidade: para calcular a densidade de qualquer coisa é só fazer massa sobre volume. As coisas que tem menos densidade do que a água conseguem boiar. Por esse motivo as boias são enchidas de ar.


Mudanças de estado

Para algo ir do estado sólido para o estado líquido, as moléculas ganham energia se afastando mais umas das outras. O nome do processo que faz isso acontecer é a fusão. Esse processo acontece quando o gelo, fica exposto a um calor suficiente para o derreter.

ANTES

DEPOIS

Para algo ir do estado líquido para o estado gasoso, as moléculas ficam mais afastadas a ponto de o ser humano não conseguir ver a água nesse estado. Na passagem de um estado para o outro, as moléculas precisam de calor, e quando conseguem o suficiente, mudam de estado ganhando energia. Essa mudança pode ser lenta "evaporação" (acontece quando botamos uma roupa no cabide), ou rápida, que possui dois nomes: "ebulição e calefação".

ANTES

DEPOIS

Além disso, ela pode ir do estado gasoso para o estado liquido, através do processo da condensação. Esse processo, diferente dos outros, faz as moléculas perderem energia se agrupando mais.


Ela também pode ir do estado liquido para o sólido, perdendo mais ainda energia fazendo as moléculas ficarem totalmente agrupadas. O nome desse processo é solidificação.

ANTES

DEPOIS

A água também pode sair do estado gasoso para o sólido, à partir de uma mundança muito rápida de temperatura. O nome desse processo é ressublimação, e ele faz as moléculas perderem duas vezes mais energia do que os outros.
E, para finalizar, o último processo de mudança de estado físico da água é a sublimação. Esse estado faz as moléculas sairem do estado sólido para o gasoso, assim ganhando duas vezes mais energia, sendo raro de acontecer por precisar de mudanças muito bruscas.


Para acontecer essas mudanças é necessário a temperatura aumentar ou diminuir, por isso abaixo terá um gráfico sobre as mudanças de estados da água.


Ciclo da água

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação da água pelo meio físico e pelos seres vivos, garantindo o movimento contínuo dessa substância. Esse ciclo é composto pelas seguintes etapas:


1) Evaporação:


A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. Nesse processo, algumas moléculas do líquido adquirem energia suficiente para passar ao estado gasoso.

2)  Transpiração:

transpiração é a transformação de água líquida em vapor d’água e participa da umidade do ar. “A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese. A combinação das etapas de evaporação e transpiração recebe o nome de EVAPOTRANSPIRAÇÃO que é outro processo do ciclo da água e é responsável pelo movimento de água superficial para a atmosfera”.


3) Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido ( nuvem). Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

4) Precipitação:

Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.


5) Infiltração:

É o processo em que a água da chuva é infiltrada pelas plantas descendo até os lençóis freáticos.


Curiosidade: Os animais liberam vapor pela respiração e pela transpiração.

Destaques

O que é ciência?

A ciência é uma construção humana coletiva , colaborativa e cooperativa , por exemplo: Einstein , que descobriu a teoria da relatividade h...