sábado, 6 de abril de 2024

Solo

Tipos de solo

1) Solo arenoso:

Como o solo arenoso tem  um teor de areia igual ou superior a 70%, ele apresenta também muitas granulações; então, a água que entra de baixo da terra é escoada com muita facilidade, ou seja são permeáveis. Esse processo entre os grãos de areia, inclusive, é um dos grandes problemas na sobrevivência desse tipo de solo, além de sua falta de nutrientes.


2) Solo Argiloso:

o solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila (mineral) — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmido ), como é o caso do Brasil. Esse solo também é menos permeável e facilmente saturável.



3) solo orgânico:




Os solos orgânicos são muito férteis, constituídos por um horizonte rico em nutrientes e matéria orgânica. São chamados também de solos húmicos.Esses solos por serem muito ricos em matério orgânica são pobres em minerais. Esse solo é adequadamente permeável, além desses solos serem muito úmidos. A matéria organica é a parte viva ou em decomposição do solo. A matéria orgânica tem a parte viva ( biota) e os restos decompostos ou em decomposição, depois é inserido humus. No humus tem: humina, ácido húmico  e ácido fúluico.



4) solo mineral:




Nutrientes do solo




Além do nitrogênio também tem o P=phosporos, que traduzindo fica Fósforos. Esse nutriente vem de uma rocha chamada apatita.




E para finalizar os macro nutrientes temos o K=potássio, que está em quase todas as rochas, mas as rochas que tem mais potencial de liberar potássio para o solo são a olivita e melilitito.




Micronutrientes:


Esses são os nutrientes que as plantas necessitam em pouca quantidade, pórem eles são mais essenciais para a vida das plantas do que os macro nutrientes. Esses nutrientes são:


Mg = magnésio



Mn= manganês




B=Boro




Zh= zinco




Cu=Cobre


Solos minerais, não hidromórficos, com argila em alta atividade. Podem variar de bem a imperfeitamente drenados, sendo pouco profundos. Esse tipo de solo é muito pobre em matéria orgânica oirém é rico em minerais como calcário CaCo3.

Os nutrientes do solo são os nutrientes que as plantas que constituem o solo necessecitam para sobreviver. Esses nutrientes podem ser divididos em duas categorias:


Macro nutrientes:


Os macro nutrientes são os que as plantas necessitam para viver em uma quantidade bem considerável. Esses nutrientes são: N=nitrogênio, 78% na atmosfera, ele pode ser convertido para nitrito e nitrato.


Ph


O ph do solo ele pode ir de 0 a 14. O ph ideal do solo é 7 caso ele esteja inferior a 7 (ácido) significa que ele tem muita matéria orgânica então o ideal é colocar calcário (mineral)  caso ele esteja superior a 7 (básico alcalino) o ideal é colocar matéria orgânica.

O que tem no solo?


Podemos dizer que o solo é um conjunto de rochas que está sofrendo o intemperismo. Ao longo do tempo o material que resulta do desgaste dessas rochas vai formando o que chamamos de solo.
    Os grãos minerais que formam o solo são pequenos pedaços de rochas que estão sofrendo o intemperismo. Além desses grão minerais o solo também é formado por água, ar e matéria orgânica.


Essa é a contituição ideal para o solo. Porém vários solos não tem a formação ideal, e para mudar essas porcentagens devemos:

- Caso tenha muita água deve-se drenar o solo.
- Caso tenha pouca água deve-se irrigar o solo.
- Caso tenha pouca matéria orgânica deve-se fazer uma adubação verde= plantar legumosas e incorpora-las ao solo.
- Caso tenha pouco mineral devemos fazer uma adubação química
- Caso tenha pouco ar devemos arar o solo.

Quando um animal ou planta morrem, seus restos servem de alimento  para bactérias e fungos, os chamados seres decompositores. A decomposição desses restos de seres vivos forma uma matérica escura que se chama húmus.


Etapas da formação do solo:

Para o solo se formar ele orecisa comprir as etaoas abaixo que as vezes demoram muito tempo.

1) Rocha matriz exposta aos elementos: sol, chuva, frio, geada, neve e vento.

2) Chuva, vento, gelo e sol desgastam a rocha formando fendas, rachaduras e buracos (intemperismo físico).

3) Intemperismo físico continua, organismos colonizadores se estabelecem sobre as rochas, e microrganismos como bactérias e algas se depositam nestes espaços, ajudando a decompor a rocha através das substâncias produzidas e eliminadas (ácidos orgânicos).

4) Ocorre acúmulo de água e restos dos organismos; ervas e arbustos se estabelecem sobre os restos da matéria orgânica decomposta.

5) Organismos maiores como árvoretas, fungos e musgos, começam a se desenvolver nesse ambiente.

6) O solo vai ficando mais espesso e outros vegetais vão surgindo, além de pequenos animais como minhoca, nematoides, protozoários, artrópodes etc.

7) Vegetais maiores árvores altas colonizam o ambiente, protegidos pela sombra de outros.

8) O processo continua até atingir o equilíbrio, determinando a paisagem de um local.


Horizontes do solo


Essas camadas sobrepostas que ficam visíveis em cortes e escavações no solo podem se distinguir entre si pela cor,pela textura e por outras características. Essas camadas se chamam horizontes do solo.

1) Horizonte O:

Nele predomina rstos orgânicos, é a camada mais acima tem coloração preta e por ter muita matéria orgânica acaba sendo pobre em minerais.

2) Horizonte A:

É um solo rico em minerais  porém é escurecido pela matéria orgânica do horizonte acima. Esse solo é onde as raízes das plantas e os microrganismos ficam.

3) Horizonte E:

Predomina partículas finas como a argila tem cores claras, lixação da chuva.

4) Horizonte B:

Esse horizonte é o lugar onde a matéria das camadas acima é acumulada. Esse tipo de horizonte pode ter a cor avermelhada. Ele não possui matéria orgânica mas tem minerais lixiados como a argila.

5) Horizonte C: 

Nesse solo há menos argila e outros sedimentos. O seu material não é consolidado. Ele tem muito mineral e sofre com o intemperismo químico.

6) Horizonte R:

Esse horizonte se situa na última camada do solo sendo a camada mais funda e dura. É nela que está a rocha mãe.


Problemas de conservação do solo


A degradação do solo pode ocorrer devido a fatores naturais ou, como é mais comum, pelo uso excessivo, má conservação e falta de preservação humana.  Os pricipais fatores que podem causar essa degradação do solo são:

1) Erosão:

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). Os solos cobertos por vegetação plantas rasteiras ou árvores são mais protegidos dos fatores da erosão.

Em ambientes rurais a maioria das plantas cultivadas tem pouca folhagem e raízes curtas, facilitando o processo erosivo. Nas encostas muito inclinadas,as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que diminuem a velocidade do escoamento da água, diminuindo assim a erosão.


2) Queimadas:

As queimadas são problemas ambientais que ocorrem durante o ano todo, tendo na estiagem que segue até o mês de  outubro, a época com maior incidência, destruindo vegetações e matando animais. Pode também, destruir áreas produtivas como lavouras e pastagens, provocando grandes prejuízos. 

Quando o desmatamento é feito por queimadas ocorre outro problema: o fogo acaba também destruindo vários microrganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica.Sem os microrganismos a reciclagem da matéria diminui, e com o passar do tempo a quantidade de sais minerais e outras substâncias necessérias para as plantas também diminui. Além disso a perda de matéria orgânica deixa o solo mais exposto à erosão.

Nos casos que as queimadas são realizadas de forma não controladas ela pode se alastrar por áreas de proteção ambiental, parques etc. Além de liberar gases que prejudicam a saúde humana.


3) Agrotóxicos:

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, Eles podem ser chamados também de devensivos agrícolas ou agroquímicos.

Esses produtos devem ser vendidos apenas mediante receitas de agrônomos e utilizado de acordo com as recomendações de expecialistas. Além disso o seu uso já é fiscalizado pelo governo, já que esses produtos são tóxicos e podem contaminar o ambiente e fazer muito mal à saúde das pessoas. O trabalhador que aplica o agrotóxico deve estar bem protegido. Além disso ele deve aplicar o produto na quantidade certa e o alimento só pode ser colhido depois de um tempo, para que o agrotóxico se decomponha, perca parte do seu efeito e cause o mínimo de problemas para a saúde do comsumidor.






Destaques

O que é ciência?

A ciência é uma construção humana coletiva , colaborativa e cooperativa , por exemplo: Einstein , que descobriu a teoria da relatividade h...